O corpo docente do Colégio Excelsior é formado por pedagogos que atuam nas áreas de gestão, coordenação pedagógica e regências das turmas dos níveis de educação infantil e ensino fundamental 1 (até 5º Ano). A grande maioria dos profissionais possuem cursos de pós graduação nas áreas de educação.

A equipe de auxiliares de classe é formada por acadêmicos dos cursos de Pedagogia ou Magistério.

Os professores de arte, educação física e inglês possuem graduação e pós graduação nas áreas específicas de cada disciplina.

Além da formação exigida para a contratação de nossa equipe docente, o Colégio Excelsior mantem o programa de formação continuada aos seus professores e demais profissionais, são realizados encontros pedagógicos mensais, sempre com formações específicas, bem como acontecem programas de capacitação em outras cidades. Estas formações são no período noturno, ou durante o período de férias escolares, ou plantões de atendimento, ou finais de semana, não havendo interrupções no atendimento aos alunos.

Os profissionais de atividades extracurricularessão profissionais capacitados em suas respectivas áreas e possuem grande experiência nas modalidades aplicadas.