A proposta pedagógica do Colégio Excelsior leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Apresenta como objetivo desenvolver num trabalho pedagógico que garanta a educação e a qualidade de vida do aluno considerando seus aspectos sócio-afetivos, cognitivos, psicomotores e biológicos.

Através de uma fundamentação teórica baseada nos pensamentos de Vygotsky, onde o educando é um ser sócio-histórico capaz de interagir socialmente e criar ações que transforme ao longo de suas experiências, seu próprio meio.

A escola mantém uma parceria com a Rede Dom Bosco de Ensino, que serve de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais. Todo professor observa e verifica os interesses, necessidade e curiosidades da turma e dos alunos respeitando-os como ser único para realizar suas propostas de atividades. O planejamento é semanal, sendo acompanhado e orientado pela coordenação e supervisão pedagógica.

O material didático da Rede de Ensino Dom Bosco, possibilita a interação da metodologia própria de cada escola conveniada. Para o educando, representa instrumento desafiador de aprendizagem e valorização de experiências individuais e coletivas. O conteúdo apresenta-se rico em atividades lúdicas e interativas. Jogos e brincadeiras que estimulam a criança a pensar, cooperar, trocar e respeitar — valores indispensáveis à sua formação.

Também promove a autonomia, o gosto pelas descobertas e a valorização das experiências individuais e coletivas infantis. O uso de recursos gráficos como elementos pedagógicos, promove a motivação e a interação da criança com o material.

A proposta pedagógica do material didático inclui uma abordagem específica para cada faixa etária. No início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Essa abordagem é apoiada por material didático diferenciado e abrange os diversos tipos de linguagem. Ao mesmo tempo, o educando é estimulado a raciocinar, a construir relações e a socializar-se. Por meio de jogos e brincadeiras, é desafiado a entrar em contato com conceitos básicos presentes em seu dia-a-dia. Não há exclusão dos momentos únicos que surgem em sala de aula, cabe então ao professor a função de aproveitá-los.

A proposta pedagógica do Colégio Excelsior preocupa-se também em transmitir valores humanos universais, como amizade, respeito e valorização. Para isso, é feito um trabalho de estímulo à reflexão, que inclui a utilização de livros, filmes, revistas, jornais, entre outros materiais informativos. O contato com realidades e fontes de informação diversas, amplia a capacidade pessoal do aluno, incentiva-o a buscar maior autonomia intelectual e aprenda a construir seu conhecimento.

O desenvolvimento dos projetos educacionais visa ainda, capacitar os alunos a posicionarem-se de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais; perceberem a si próprios como agentes sociais transformadores, dependentes e parte integrante do meio, Permitindo o educando desenvolver um processo contínuo de auto-conhecimento; tornando-se capaz de manter o uso de diferentes códigos e linguagens, entre elas, verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal; propor-se a questionamentos constantes; formular e resolver problemas por meio do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da análise crítica.

As disciplinas norteiam-se em eixos condutores de modo a associar conteúdos e auxiliar o professor na articulação das diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo sempre, uma proposta desafiadora e interdisciplinar.

Promover questionamentos, curiosidades e aplicações referentes a conteúdos básicos, para estabelecer relação com situações do cotidiano, resgatar conhecimentos prévios dos alunos, atrair e motivar o aluno para o estudo, são critérios essenciais para desenvolver e aplicar os projetos pedagógicos com o educando.

Regimento Escolar

Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.