Designed and built with care, filled with creative elements

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Excelsior leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.

Apresenta como objetivo desenvolver um trabalho pedagógico que garanta a educação e a qualidade de vida do aluno, considerando seus aspectos sócio-afetivos, cognitivos, psicomotores e biológicos.

A proposta está apoiada em pressupostos sociointeracionistas, concepção que entende o aprendizado como o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir do seu contato com a realidade. O processo de ensino-aprendizado compreende o indivíduo que ensina, o indivíduo que aprende e a relação entre estas pessoas.

A escola mantém parceria com o Sistema de Ensino Anglo, que serve de apoio para o desenvolvimento dos projetos educacionais, que são acompanhados diretamente pela coordenação pedagógica. Este material tem como finalidade fazer os alunos avançarem na sua compreensão de mundo, com base em seu desenvolvimento já consolidado, tendo como meta etapas superiores ainda não alcançadas.

Outras empresas parceiras como o Programa Socioemocional Líder em Mim, Programa Bilíngue Eduall e Robomind também contribuem com nossa preocupação em transmitir valores humanos universais, como amizade, autocuidado e respeito, visando promover o desenvolvimento dos alunos articulando-se na construção de conhecimentos, na progressão de habilidades e na formação de atitudes e valores - elementos essenciais do processo de ensino-aprendizagem.